Cuide da sua paz interior
Cuide da sua paz interior

Cuide da sua paz interior

Por Roberto Shinyashiki

 

Sucesso só traz sucesso. Amor, paz e segurança não são conseqüências de sucesso, dinheiro e poder.

Sucesso atrai sucesso. Mas chega um dia em que não precisamos de mais sucesso para ser felizes. Do que precisamos então?

De amigos, de um pouco de paz, de sermos amados pelo que somos e de termos tempo para ficar em silêncio, sem fazer nada... Simplesmente curtir a delícia de estarmos vivos.

Muitas pessoas se iludem com o sucesso ao pensarem que ele é o único alimento da vida. Eu espero que você já tenha descoberto que é mais fácil ter sucesso do que ser feliz. O sucesso nos promete muita coisa, porém freqüentemente só alimenta nossas ilusões.

Certa vez, um sujeito milionário, mas muito mesquinho, procurou um mestre espiritual e lhe disse:

— Mestre, eu me dedicaria a uma vida espiritual depois que me tornasse rico e poderoso. Se o senhor me ajudar a ter muito dinheiro, começarei minha busca espiritual.

O mestre sabia que isso não daria certo, mas, mesmo assim, pegou uma concha mágica e deu ao homem, dizendo:

— Esta concha vai realizar todos os seus desejos. Conquiste tudo o que quiser e, quando achar que chegou a hora, venha me procurar.

O homem não perdeu tempo, esfregou a concha e lhe pediu uma fazenda. Em poucos segundos, lá estava, uma fazenda linda, com cavalos, bois, galinhas, vacas e um maravilhoso pomar.

Agora ele queria uma loja, uma grande loja, com roupas chiques, que desse bons lucros. Esfregou a concha novamente, e pronto, num piscar de olhos, a loja estava à sua frente.

Não satisfeito, o sujeito pediu dessa vez um palácio. Esfregou a poderosa concha e ganhou um esplendoroso palácio, ornamentado com ouro e prata, repleto de serviçais.

Por mais que realizasse seus desejos, porém, ele ainda não estava feliz. Nada daquilo bastava. Faltava algo. Foi então que, um belo dia, viu um outro velho mestre esfregando uma concha.

Quando o sábio pediu uma fazenda à concha, esta lhe respondeu:

— Não vou lhe dar uma fazenda apenas, vou lhe dar duas.

Entusiasmado com a descoberta, o homem propôs ao mestre que trocassem as conchas:

— Eu vi sua concha e a achei sensacional. A minha é simples. Ela só realiza um desejo uma vez. Por favor, vamos trocar.

O sábio explicou que sua concha era uma brincadeira, mas, ante a insistência do homem, cedeu-a. O sujeito, então, sem esperar nem mais um minuto, pediu uma nova fazenda, e a concha respondeu:

— Eu vou lhe dar duas fazendas.
Mas não apareceu nenhuma fazenda. Então ele pediu:

— Me dê as duas fazendas.

E a concha respondeu:
— Eu lhe darei quatro fazendas.

Mas nenhuma fazenda apareceu. De novo, o homem pediu:

— Então me dê as quatro fazendas.
— Não. Agora resolvi lhe dar oito fazendas.
O sujeito pensou que a concha estivesse louca e decidiu pedir outra coisa. Tentou um palácio, e a concha respondeu:

— Eu lhe darei dois palácios.
Mas o homem não ganhou nada. Tentou de novo e pediu dois palácios. E a concha respondeu que lhe daria quatro palácios, porém nada apareceu. Decepcionado, ele foi ao mestre e disse:

— Não entendo esta concha. Ela promete maravilhas, porém não cumpre nada.

O mestre, calmamente, explicou:
— Ela é assim mesmo: só promete. É como a voracidade, meu amigo; ela promete muitas coisas, mas não proporciona nenhuma. É preciso decidir ser feliz com o que se tem neste momento. A voracidade nos torna insaciáveis e condiciona a felicidade à próxima conquista. Você pode conquistar tudo a que se propôs, mas as vitórias só lhe trarão mais angústias...

A culpa não é de quem promete, mas de quem se ilude.

Dinheiro só traz dinheiro, não traz elegância, cultura e classe.

Poder só traz poder, não traz a verdadeira amizade.
Sucesso só traz sucesso. Amor, paz e segurança não são conseqüências de sucesso, dinheiro e poder.

Se você quiser amor, terá de conquistar amor.

Se você quiser se sentir seguro, não adianta ter mil guarda-costas. Se você for uma pessoa insegura, um bilhão de reais não será suficiente para aplacar seu medo de ficar pobre ou de ser seqüestrado. Somente uma pessoa confiante na vida se sente tranqüila.

Trabalhe para ter bastante dinheiro para viver, mas lute também para conquistar confiança, ser feliz e não se deixar levar pela voracidade.

 

* Roberto Shinyashiki é psiquiatra, palestrante e autor de 13 títulos, entre eles: Os Segredos dos Campeões, Tudo ou Nada, Heróis de Verdade, Amar Pode Dar Certo, O Sucesso é Ser Feliz e A Carícia Essencial (www.clubedoscampeoes.com.br)

<- Insira aqui o Código de Verificação

Rating: 2.7/5 (102 votos)

ONLINE
1




Partilhe esta Página

PTBiz.Net - Vote no meu site!